© Karel Prinsloo/IFC

A IFC é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento.

A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, promove o desenvolvimento econômico e a melhoria da vida das pessoas ao estimular o crescimento do setor privado nos países em desenvolvimento.

Alcançamos nosso objetivo por meio da criação de novos mercados, da mobilização de investidores e do compartilhamento de conhecimento. Ao fazer isso, criamos empregos e elevamos o padrão de vida da população, especialmente os mais pobres e vulneráveis. Nosso trabalho apoia o duplo objetivo do Grupo Banco Mundial de erradicar a pobreza extrema e estimular a prosperidade compartilhada.

Nossa Missão

Promover o desenvolvimento econômico ao incentivar o crescimento do setor privado nos países em desenvolvimento.

Nossos Principais Valores

  • Impacto
  • Integridade
  • Respeito
  • Trabalho em Equipe
  • Inovação

A IFC foi fundada em 1956 com uma ousada ideia: o setor privado tem o potencial para transformar os países em desenvolvimento. Desde então, temos trabalhado em mais de 100 países moldando o termo "mercados emergentes" e sendo pioneiros em novos mercados, como o de títulos sustentáveis.

Liderando o Caminho do Desenvolvimento do Setor Privado

Ajudamos os países a desenvolverem o setor privado de várias maneiras:

  • Investindo em empresas por meio de empréstimos, investimentos de capital, títulos de dívida e garantias.
  • Mobilizando capital de outros co-financiadores e investidores por meio de sindicalizações, empréstimos paralelos e outros meios.
  • Promovendo serviços de consultoria a empresas e governos para estimular o investimento privado e melhorar o ambiente de negócios.

O que fazemos (em inglês)

Nossa estratégia

O primeiro pilar de nossa estratégia IFC 3.0 é o que chamamos de "creating markets", ou criação de mercados. Com essa estratégia, trabalhamos cada vez mais em projetos “Upstream”, nos quais nos envolvemos desde o início do ciclo de desenvolvimento de projetos para promover oportunidades de investimento e, em alguns casos, trabalhamos para criar mercados ainda não existentes.

Essa abordagem endereça um dos maiores obstáculos para estimular o setor privado nos países em desenvolvimento: a falta de projetos com apoio financeiro e promessa de negócios suficientes para serem considerados “financiáveis” por investidores internacionais. Atuamos para criar as condições necessárias para projetos promissores, e não ficamos esperando de braços cruzados pelos projetos.

O segundo pilar da IFC 3.0 é a mobilização de mais capital privado com o foco no desenvolvimento, especialmente em países de baixa renda e aqueles afetados por situação de fragilidade e conflitos.

Nosso desenvolvimento dos Princípios Operacionais para Gerenciamento de Impacto está ajudando a moldar um padrão comum para investimentos que visam impacto social, econômico e/ou ambiental positivo e mensurável, juntamente com retorno financeiro. Somos um atuante emissor de investimentos destinados a incentivar o desenvolvimento sustentável, incluindo títulos verdes e sociais.

Explore IFC 3.0 (em inglês)

Nosso Impacto Melhora Vidas

A IFC oferece um conjunto diferenciado de vantagens para o trabalho com o setor privado nos mercados mais desafiadores do mundo. Isso inclui uma história de inovação, um mandato para influência global e uma determinação para alcançar impacto de desenvolvimento mensurável.

US$ 22 bilhões em financiamento de longo prazo no Ano Fiscal 2020

Nosso objetivo é ter um impacto positivo na vida das pessoas em todos os lugares onde atuamos. Nosso sistema de classificação de impacto, denominado, em inglês, Anticipated Impact Measurement and Monitoring, avalia projetos com base em seus resultados esperados de desenvolvimento, bem como seu efeito na criação de mercados.

Nosso Impacto (em inglês)

Exemplos do Nosso Trabalho