Makhtar Diop, Diretor-Presidente da IFC

Esta página em: عربي | 中文 | EnglishEspañol | Français | 日本語 | Русский

Makhtar Diop, Managing Director, IFC

CONECTE-SE:
      

Makhtar Diop é o Diretor-Presidente da IFC desde 1º de março de 2021. Antes de sua nomeação, Makhtar foi Vice-Presidente de Infraestrutura do Banco Mundial, onde liderou os esforços globais do Banco para construir infraestrutura sustentável em economias emergentes e em desenvolvimento. Nessa função, supervisionou o trabalho fundamental do Banco em energia, transporte, infraestrutura digital e parcerias público-privadas (PPPs).

Antes disso, Makhtar atuou por seis anos como Vice-Presidente do Banco Mundial para a Região da África, onde supervisionou a entrega de um investimento recorde de US$ 70 bilhões à África Subsaariana para ajudar a enfrentar os desafios de desenvolvimento, incluindo o aumento do acesso à energia; o impulso ao empoderamento econômico de mulheres e jovens; e a promoção da inovação e novas tecnologias. Um estusiástico defensor do direito da África à eletricidade limpa e acessível, ele também advogou por maiores investimentos em energia renovável e promoveu uma maior interconectividade regional nos setores de energia e transporte. Anteriormente, atuou como Diretor de Finanças, Setor Privado e Infraestrutura do Banco Mundial na região da América Latina e Caribe; Diretor Geral do Banco Mundial para o Brasil, onde ajudou a financiar grandes obras de infraestrutura; e Diretor Geral do Banco Mundial para Quênia, Eritreia e Somália.

Makhtar Diop traz para a IFC um profundo nível de experiência e compreensão dos complexos desafios de desenvolvimento e uma compreensão firme da interface do setor público/privado. Suas principais prioridades no cargo são mobilizar investimentos nos países mais pobres e frágeis e criar as condições necessárias para uma recuperação resiliente, inclusiva e sustentável. Além de sua experiência em organizações internacionais, Makhtar, economista de formação que iniciou sua carreira no setor bancário antes de ingressar no FMI e posteriormente ao Banco Mundial, possui ampla experiência no setor privado. Ele também ocupou cargos governamentais, sendo o mais notável o cargo de Ministro da Economia e Finanças do Senegal, onde teve um um papel crucial na implementação de reformas estruturais que ajudaram a construir uma base sólida para o crescimento do país no final da década de 1980.

Um líder de opinião reconhecido no campo de desenvolvimento econômico e social, Makhtar Diop foi nomeado como um dos 100 Africanos mais influentes do mundo. Em 2015, recebeu o prestigiado prêmio Regents’ Lectureship Award da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Makhtar Diop é licenciado em economia pela Universidade de Warwick e Nottingham, na Inglaterra.

Videos