Criando oportunidades onde são mais necessárias
A A A share

O que fazemos

O que fazemos > Soluções para Clientes 

Ciclo de projetos da IFC


O ciclo do projeto da IFC ilustra as etapas pelas quais deve passar um investimento de negócios para se tornar um projeto financiado pela IFC.

Não há um formulário de solicitação padrão para o financiamento da IFC. Uma empresa ou um empresário, estrangeiro ou nacional, que deseje estabelecer um novo empreendimento ou ampliar um existente pode dirigir-se diretamente à IFC. A melhor maneira de fazer isso é ler como solicitar financiamento e apresentando uma proposta de investimento.

 

Etapas do ciclo


1. Desenvolvimento de negócios
Orientados pelas metas estratégicas da IFC, nossos oficiais de investimento (IOs) e oficiais de desenvolvimento de negócios identificam os projetos adequados. A conversa inicial com o cliente é essencial para nos ajudar a entender suas necessidades e a determinar se existe uma função para a IFC.

2. Revisão inicial
O oficial de investimento prepara uma descrição do projeto, contendo a função da IFC, a contribuição prevista para o desenvolvimento e os benefícios para os interessados, bem como as possíveis quebras de contrato. As lições dos projetos anteriores são consideradas e, em alguns casos, é feita uma visita de avaliação preliminar para identificar quaisquer problemas antecipadamente. Em seguida, a diretoria de alto nível da IFC decide se vai autorizar a avaliação do projeto.

3. Avaliação (Devida Diligência)
A equipe de investimento avalia todo o potencial do negócio, os riscos e as oportunidades associadas com o investimento por meio de discussões com o cliente e de visitas ao local do projeto. São feitas as seguintes perguntas: O investimento é financeira e economicamente sólido? Cumpre os Padrões de Desempenho sociais e ambientais da IFC? As lições dos investimentos anteriores foram consideradas? Os requisitos necessários de divulgação e consulta foram atendidos? Como a IFC pode ajudar o cliente a melhorar ainda mais a sustentabilidade do projeto ou da empresa?

4. Revisão do Investimento
A equipe do projeto faz suas recomendações à gerência dos departamentos da IFC, que decide se aprova o projeto. Essa é uma etapa-chave do ciclo do investimento. A equipe do projeto e a gerência do departamento devem acreditar que o cliente é capaz de atender aos padrões da IFC e está disposto a fazê-lo, bem como a trabalhar conosco para melhorar a sustentabilidade da empresa.

5. Negociações
A equipe do projeto começa a negociar os termos e condições da participação da IFC no projeto. Incluem-se as condições de desembolso e cláusulas, requisitos de desempenho e monitoramento, acordo sobre planos de ação e solução de questões pendentes.

6. Notificação Pública
Um Resumo do Investimento Proposto (SPI) para o projeto, bem como uma revisão ambiental e social, quando cabível, será colocado no website da IFC antes de ser apresentdo à Diretoria Executiva para revisão. O período de divulgação é determinado pela categoria do projeto.

7. Revisão e Aprovação por parte da Diretoria Executiva
O projeto é apresentado à Diretoria Executiva da IFC para consideração e aprovação por meio de procedimentos regulares ou agilizados. “Agilizado” significa que os membros da Diretoria Executiva analisam os documentos, mas não se reúnem para discutir o projeto. Esta opção está disponibilizada para pequenos projetos de baixo risco. Certos projetos pequenos podem ser aprovados pela gerência da IFC em autoridade delegada. O processo de devida diligência e a divulgação pública permanecem os mesmos em todos os casos. A Diretoria Executiva exige que cada investimento tenha o valor econômico, financeiro e de desenvolvimento e reflita o compromisso da IFC com a sustentabilidade.

8. Compromisso
A IFC e a empresa assinam o contrato legal do investimento. Isto inclui o acordo do cliente em cumprir os Padrões de Desempenho aplicáveis, para comunicar imediatamente qualquer acidente grade ou fatalidade e fornecer relatórios de monitoramento. O contrato legal também incluirá o Plano de Ação do cliente.

9. Desembolso de Fundos
Os fundos geralmente são pagos em estágios ou sob a condição de certas etapas serem concluídas, conforme acordado no contrato legal.

10. Supervisão do Projeto e Rastreamento do Resultado do Desenvolvimento
Nós monitoramos nossos investimentos para assegurar o cumprimento das condições do contrato de empréstimo. A empresa enviará relatórios regulares sobre o desempenho financeiro e socioambiental, bem como informação sobre outros fatores que possam afetar concretamente a empresa. Um diálogo contínuo durante a supervisão permite à IFC apoiar os clientes tanto em termos de solução de problemas como na identificação de novas oportunidades. Também acompanhamos a contribuição do projeto para o desenvolvimento em relação aos indicadores-chave identificados no início do ciclo do investimento.

11. Avaliação
Avaliamos regularmente os projetos. Para ajudar a melhorar nosso desempenho operacional, são feitas avaliações anuais com base em uma amostra aleatória de projetos que atingiram antecipadamente o vencimento.

12. Fechamento
Fechamos nossos livros do projeto quando o investimento é totalmente reembolsado ou quando saímos mediante venda da participação acionária. Em casos específicos podemos decidir cancelar a dívida. Nosso objetivo é ajudar o cliente a alcançar um alto nível de sustentabilidade que perdure muito depois que nosso envolvimento tiver terminado.
 

Mantenha-se Conectado